Detalhe de Conteúdo

Vicariatos Oeste e Santa Cruz acolhem a Trezena de São Sebastião

Postado por: 15/01/2018 0 Comentários 525 views

Neste oitavo dia de Trezena, 14 de janeiro, foi a vez dos Vicariatos Episcopais Oeste e Santa Cruz recepcionarem o padroeiro que superou tudo com amor. A chegada da Imagem Peregrina, trazida pelo arcebispo, Cardeal Orani João Tempesta, foi festejada pelos fiéis que já aguardavam no entorno da Paróquia São Sebastião e Santa Cecília, em Bangu, e saudavam com hinos e palmas o mártir padroeiro da cidade.

A entrada da imagem no interior da igreja, como sempre acontece, emocionou as centenas de devotos que compareceram para a Santa Missa presidida por Dom Orani e concelebrada pelo pároco e vigário episcopal do Vicariato Oeste, Padre Felipe Lima Pires; pelo vigário paroquial, Padre Mário Nogueira; sendo auxiliados pelos diáconos Athaide Barreto e Jorge Paiva.

Padre Felipe acolheu Dom Orani em nome de todos os fiéis presentes e, em seguida passou a palavra ao Cardeal, que deu início a Santa Missa neste 2º Domingo do Tempo Comum. O arcebispo destacou a motivação das visitas neste oitavo dia de Trezena, que tem como subtema “Igreja, comunhão na diversidade”.

“Dentro da logística da Trezena de São Sebastião nós temos essa facilidade de ter a participação do povo nos fins de semana, por isso, reservamos esse momento tão importante e significativo para as paróquias e capelas existentes aqui nos vicariatos Oeste e Santa Cruz. É sempre uma oportunidade de estarmos mais próximos do povo de Deus para que dentro de suas realidades possam também se preparar bem para a festa do padroeiro e ainda estarmos mais unidos enquanto Igreja e Arquidiocese”, ressaltou Dom Orani.

Júbilo vocacional e missionário marcam fiéis da Capela São Sebastião e São Jorge

Continuando a peregrinação pelas paróquias e capelas da Arquidiocese neste oitavo dia de Trezena, a Imagem Peregrina conduzida pelo Cardeal Orani João Tempesta visitou a Capela de São Sebastião e São Jorge, pertencente à Paróquia Coração Eucarístico de Jesus, em Santíssimo, sendo recebida pelos padres Cláudio Antônio Soares e Douglas Lyra da Silva, além do diácono Sidrack Gragoatá Chaves.

A comitiva arquidiocesana foi acolhida pela multidão dos devotos que compareceram em peso e cheios de fé para recepcionarem o arcebispo e a imagem do padroeiro, que superou tudo com amor. Dom Orani agradeceu a acolhida dos fiéis, que tinham muitas razões para festejarem a passagem da Trezena de São Sebastião: as obras do terreno onde está sendo construída a nova sede da capela estão a todo vapor. Além disso, o momento foi também de júbilo, pois na ocasião foram crismados 4 adultos e a peregrinação missionária marcou também a acolhida oficial e a investidura de quinze novos coroinhas para a comunidade.

“Nossa região sempre espera com grande entusiasmo a visita de Dom Orani e da comitiva com a imagem peregrina de São Sebastião. Com a graça de Deus temos a possibilidade de todos os anos recebê-los e para nós isso é motivo de grande alegria. Estamos felizes porque juntos trabalhamos muito por esse lugar, por esse espaço de evangelização, e pouco a pouco vamos construindo nossa capela. Em 2017 quando acolhemos a Trezena estávamos apenas nas fundações do lugar, mas fomos aumentando nosso trabalho com essa presença motivadora de Dom Orani sob as bênçãos de São Sebastião e, por isso, agradecemos sempre”, afirmou Padre Douglas Lyra.

“Esperamos sempre com muita fé e ansiedade este momento de receber a imagem do nosso Santo Padroeiro e protetor da cidade do Rio de Janeiro, São Sebastião. Para nós, que lutamos para construir nossa capela e participamos ativamente de todas as atividades em nossa comunidade, é sempre um momento de muita emoção no nosso coração”, testemunhou Maria Bernardes da Silva.

Inhoaíba recebe em festa o Padroeiro que superou tudo com amor 

Após as celebrações em Santíssimo, o cortejo com a Imagem Peregrina seguiu para Inhoaíba, onde devotos aguardavam efusivos a visita de seu Padroeiro. Ali, foi recepcionada pelo pároco, Padre Fábio Santos de Melo, na Capela São Sebastião, ao som do repicar dos sinos, muitos cantos e fogos de artifício. O Cardeal, calorosamente acolhido, a todos recebeu também carinhosamente com grandes abraços, deixando-se fotografar pelos fiéis. Dom Orani externou sua alegria em reencontrar a comunidade tão acolhedora de Inhoaíba, e sempre muito atuante na ação paroquial.

Raphael Freire e Symone Matias

Sobre o Autor

Rádio Catedral

Website:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Certifique-se de introduzir a informação (*) exigida onde indicado código. HTML não é permitido