Detalhe de Conteúdo

Panamá: ‘capital’ da juventude católica no mundo em 2019

Postado por: 17/08/2018 0 Comentários 339 views

Em 1985, a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou o Ano Internacional da Juventude. Nessa ocasião, o Papa São João Paulo II dedicou uma carta apostólica aos jovens, convidando-os para um encontro em Roma, no ano seguinte. Nascia, assim, a primeira Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Reunindo jovens católicos dos quatro cantos do planeta com o Papa, a JMJ é realizada a cada três anos em um país escolhido pelo Pontífice. A última ocorreu em Cracóvia, na Polônia, em 2016. Na missa de envio dos jovens, Francisco anunciou que o Panamá seria sede da próxima Jornada, em 2019. Será a primeira vez na História que uma JMJ acontecerá na América Central e terá como ponto de reflexão um tema mariano.

Cidade do Panamá

Panamá é um pequeno país da América Central, onde fica localizado o canal que liga os oceanos Atlântico e Pacífico. A nação também une as Américas do Norte e do Sul, e, no próximo ano, entre os dias 22 e 27 de janeiro, será ponto de união dos jovens do mundo inteiro na 34ª edição da JMJ. Os eventos centrais da Jornada são antecedidos nas dioceses (de 16 a 19 de janeiro de 2019) e acontecerão em diversas dioceses do Panamá e Costa Rica.

Nesses dias, os peregrinos convivem com as famílias que os acolhem e aprofundam a fé com as comunidades locais em que estarão inseridos. O segundo momento são os atos centrais da Jornada, que consistem nas atividades programadas na cidade principal. O lema é centrado na figura de Maria, “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38).

Da Redação

Sobre o Autor

Rádio Catedral

Website:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Certifique-se de introduzir a informação (*) exigida onde indicado código. HTML não é permitido